quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Para ver: Apenas uma noite


Traição é um tema que sempre me incomoda e me faz refletir. E esse é o fio condutor de Apenas uma noite.

 Até onde cada um é capaz de ir? O que pode ser considerado traição? Perdoar e fingir que não sabe de nada ou jogar tudo para o ar? São esses e outros questionamentos que o filme nos propõe.

Joanna (Keira Knightley) é casada há 3 anos com Michael (Sam Worthington). Em uma reunião de amigos ela percebe a paquera, até um tanto discreta, de seu marido com a nova colega de trabalho, Laura
(Eva Mendes). O que a deixa enciumada.

A forma como a diretora do filme, a iraniana Massy Tadjedin, desenvolve essa cena no início me deixou irritada, com a paciência da Joanna ao lidar com a situação, porém a noite acaba na casa deles e em briga.



O que piora a situação é a viagem de trabalho que Michael tem marcado no dia seguinte, e que contará com a presença de Laura.

O enredo do filme usa o acaso e a coincidência para trazer a tentação ao casal.

Enquanto Michael está na viagem ao trabalho, Joanna encontra na rua um ex-affair (Guillaume Canet), o que vai desencadear sentimentos e sensações passadas.

Como o nome do filme mesmo diz,  o casal passa uma noite separados.

Não vou falar mais nada, para não perder a graça. Mas eu gostei do filme, por mais que ele tenha algumas partes meio paradas, com a típica cena dos personagens olhando a paisagem pelo vidro, esses momentos são essenciais para entender o sentimento e a situação de cada um.

O que realmente prende é curiosidade de saber se eles vão ou não se render a tentação.

Recomendo e acho que vale a reflexão.