domingo, 23 de dezembro de 2012

Retrospectiva das tendências em 2012

Vamos relembrar tudo que foi tendência e o que bombou no mundo da moda em 2012?

Foi um ano de retrocesso, com tendências antigas ressurgindo nas passarelas e nas ruas de uma forma repaginada, surgiram novas peças sensações e teve também aquelas que até então eram consideradas bregas e antiquadas se transformando em novos hits.

Sem dúvida um ano de muita extravagância e ousadia.

O ano começou com a promessa do Tangerine Tango sendo considerada a cor do ano pela Pantone. E sem dúvida  esse laranja com bastante vermelho ganhou espaço e popularidade.

Uma tendência que apareceu forte nos tapetes vermelhos de 2012 e ganhou as ruas, foi o Peplum. A tendência é usar um leve babado adicionado a blusas, jaquetas, saias e vestidos, que envolve parte da cintura e quadril.  Essa moda não é nova, surgiu na Grécia antiga e foi eternizada por Christian Dior em 1947 em sua primeira coleção. O peplum apareceu nas coleções de primavera/verão das mais renomadas grifes, como Alexander McQueen, Givenchy, Burberry Prorsum e Lanvin.

 Sm dúvida, esse foi um ano de modismos ousados e que nem sempre agradaram a todos. Um deles foi o Comprimento Mullet. Uma referência retrô de peças que são curtas na frente e longas na parte de trás. Ele chegou em saias, vestidos e blusas. O nome é em referência ao corte de cabelo curto na frente e comprido atrás, que tem origem na Argentina.




Vestir de uma cor só dos pés a cabeça, foi tendência em 2012. Os looks Monocromáticos bombaram nesse ano e apareceram como cool e elegante. Principalmente em peças de alfaiataria.

Quem se lembra que até o ano passado usar duas peças com a mesma estampa era sinônimo de breguice? Porém os Conjuntinhos foram redimidos neste ano e ganharam destaque na moda. Os mais ousados foram os conjuntos que mais pareciam pijamas, com modelagem larga e confortável.

Com certeza quem tinha peças fashion dos anos 90 se deu bem na volta das Estampas de lenço. A estética dessa década, bem extravagante e colorida, utilizada principalmente pela Versace, voltou com tudo. Principalmente em camisas e vestidos.



As calças de sarja deixaram de ser coadjuvante do jeans e ganharam respeito em 2012. As coloridas e principalmente as Calças Estampadas foram sensação nesse ano. Em todo tipo de tecido, as estampas fizeram a diferença. Combinadas com peças de cima mais básicas, elas ganharam destaque e espaço especial nos guarda-roupas não só das fashionistas como daquelas mais básicas.


Dois tipos de cores fizeram sucesso no guarda-roupa das mulheres neste ano. Os Tons Pastel apareceram em todas as peças do vestuário e também nos acessórios. A tendência foi aposta de marcas como Louis Vuitton, Dior, Mulberry,  Prada, entre outras grifes conceituadas. Já as cores Neon ganharam destaque, seja em acessórios, sapatos, ou roupas as cores mais acesas foram e continuam sendo sensação do verão. A inovação foi a junção dos dois tipos que resultava em um pastel um pouco mais aceso. ( difícil definir rs)

Nas joias e bijuterias também foi um ano de extravagâncias. O Maxicolar foi e ainda é o companheiro perfeito para looks mais simples, como camisetas e vestidos lisos. Quanto maior e com mais pedrarias, melhor. Ele não é apenas um acessório, se tornou a estrela do look.



Nesse ano os sapatos também foram destaque. Os Sapatos transparentes ( de plásticos) eram considerados o extremo da cafonice, mas bastou Christian Louboutin lançar seu Un Bout para que as celebridades pipocassem com os modelos nos tapetes vermelhos e a moda caísse no gosto de todos.


2012 foi um ano de redimir diversas peças discriminadas até hoje, como o Scarpin branco. Sapato nessa cor, sempre fez muitos olharem torto e só ser aceito em noivas. Porém as celebridades arriscaram na cor e apareceram com diversos modelos. A tendência não ganhou tanto o gosto popular, mas fez sucesso entre as famosas.

Se teve uma tendência polêmica em 2012, foram os Sneakers. Que são nada mais do que tênis com salto. A moda foi lançada por Isabel Marant em 2010, mas bombou apenas neste ano. Coloridões, mais discretos, com brilhos, enfim eles são encontrados em qualquer loja de sapatos em diversos modelos.



Tentei listar as tendências mais marcantes, ousadas e usadas em 2012. É claro que tiveram outras, como o caveirismo, os mustaches  ( bigodes) em acessórios e estampas, a invasão das camisas transparentes, a volta da saia lápis, a valorização de cores como vinho ( burgundy) e mostarda no inverno, entre muitas outras.

Se todas essas tendências vão permanecer no ano que vem ou vão cair no ostracismo, só o tempo e as grifes influentes que vão dizer.



Fontes: Ffw/ R7/Duetto produtora/Gloss/ Nada Frágil