quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Andei lendo: Os 150 tons de cinza


 Resolvi fazer um comentário sobre a série em geral ao invés de falar de cada livro.

Primeiro a minha relação com esse livro foi de pura curiosiade. Por todos os lados que eu ia se falava nos 'tais 50 tons'. Li uma matéria em uma edição da Glamour e fiquei meio assustada com o que o livro poderia conter.

Tentei resistir, mas minha curiosidade e a aversão de estar por fora dos borburinhos me fizeram ter vontade de lê-lo.

Quem despertou isso foi o comentário de uma amiga no Facebook que depois me mandou a versão on line dos 3 livros para eu ver qualé-que-é.

Comecei a ler o 'Cinquenta tons de cinza' e o texto foi me levando até que decidi comprar o exemplar.

Li em uma semana. Logo comprei o segundo e em mais uma semana terminei o "Cinquenta tons mais escuros". Depois fiquei no aguardo do lançamento do 3º no Brasil.

Ganhei o "Cinquenta tons de liberdade" do meu namorado e em mais uma semana acabei de lê-lo.

Sobre a sinopse todo mundo já sabe, o milionário Christian Grey conhece a estudante e virgem Anastasia Steele e a apresenta ao seu mundo de estranhas preferências. Tido como um romance erótico a estória contém cenas detalhadas de sexo e um mundo realmente diferente do que estamos acostumados ( pelos menos eu).

 No começo confesso que senti certa vergonha ao ler essas passagens mais quentes, mas ao decorrer do livro você acaba se acostumando e dá mais enfase na relação dos dois e no suspense que os cerca.

Li muitas críticas negativas, falando que a escritora E L James é ruim, que o texto é fraco.

Bom, realmente não é nenhuma obra literária, porém acho que a escritora conseguiu fazer a estória fluir. Você quer ver até onde vai e o que vai acontecer, quando um livro desperta expectativa em mim e o faz lê-lo rapidamente já tem um ponto positivo comigo.

Realmente achei que a 'mocinha' do romance é uma personagem não muito verossímel. Ela é muito ingênua pela sua idade. Já o Grey é um sedutor não muito difícil de imaginar, não é atoa que as mulheres do mundo todo se renderam aos encantos do personagem.

É a primeira vez que leio algo do gênero, e acho que é uma leitura para distrair e entreter. Nada mais. Acho também ainda que os três livros poderiam ser facilmente resumidos em apenas um.

A Universal Studios já comprou os direitos para produzir um filme, muitos atores e atrizes são apontados para viver o romance conturbado e caliente de Christian e Ana, porém não há data nem confirmação de quem fará o par.