quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Andei lendo - Tem alguém aí?

Eu sou uma verdadeira manteiga derretida, choro fácil ao assistir filmes, até com novelas. Não posso assistir aqueles quadros do Cadeirão do Huck que me debulho em lágrimas.

E com os livros não é diferente, choro e rio sem medo de ser ridícula. O que acontece é que quase sempre me coloco na pele dos personagens, nos sofrimentos, nas lutas. Enfim, me imagino passando por aquela situação, imagino como deve ser díficil ou o sentimento que o personagem devia estar tendo com tudo aquilo.

Estou falando tudo isso porque o último livro que eu li, eu chorei muito.

"Tem alguém aí?" é o quarto livro das Irmãs Walsh personagens da escritora irlandesa Marian Keys.



Ele conta a história da Anna. Pouco se sabe o que aconteceu, mas o fato é que ela está machucada tanto fisicamente como emocionalmente. O livro começa com ela na casa dos pais na Irlanda, mas o seu grande desejo é voltar para Nova Iorque. É lá que ela tem seus amigos, seu trabalho, sua vida e Aidan, seu marido que parece ter desaparecido.

Queria contar tanta coisa, mas não posso. Não gosto quando estragam a surpresa do livro então não farei isso. É um livro emocionante, não é um romance é uma estória de vida, de reestruturação, de ressurgimento. A personagem passa por muitas situações complicadas e é bem difícil você não se imaginar no lugar dela. O segredo e a revelação do que realmente aconteceu só é mostrada na página 200 e pouco. Até chegar lá, você tenta tirar diversas conclusões e não para de ler porque quer saber o que realmente aconteceu.

O que dá o contraponto é a característica marcante da Marian Keys, o humor leve. Anna é muito engraçada, mas quem realmente faz você rir muito é sua família anormal. Principalmente a mãe e a irmã Helen. Esperem por diálogos e cenas hilárias.

A capa é linda ( aliás eu amo as capas dos livros da Marian Keys no Brasil) e a maquiagem tem tudo a ver com a história. Talvez tenha faltado uma borboleta, porém poderia ficar óbvio demais.

O livro foi traduzido em diversos idomas e em cada editora pelo mundo ele ganhou uma capa diferente. A primeira é a original. Algumas achei que não tem nada a ver com a história e com o livro em si.



É uma leitura que eu recomendo muito, é triste mas faz a gente refletir. Faz olharmos um pouco para nossa vida e tentar entender que os sofrimentos e as tristezas ás vezes são necessárias para nosso crescimento e fazem parte da nossa trajetória.

Acabei a leitura ontem, e sei que sentirei saudade. Você fica tão intíma da Anna e quer saber mais da história dela, durante o livro você torce por ela, enternece por ela, se solidariza é como se fosse uma amiga. Pelo menos  essa foi a minha sensação ao terminar de lê-lo.

Com certeza foi o livro ideal para fechar o ano!

Dei 5 estrelas mais do que merecidas no Skoob.